Planos de saúde

Como escolher seu médico

médicoComo saber se um médico é competente ou se um hospital tem boa estrutura? O ideal seria poder avaliar a qualidade técnica dos serviços, com base nos desfechos clínicos dos tratamentos prestados. Porém, quando se trata de um profissional ou de uma instituição específica, a única saída é recorrer à indicação de alguém em quem confiamos.

A escolha do médico idealmente deveria levar em conta não só a formação acadêmica e os títulos, mas também a bagagem profissional — experiência com ensino, tempo de atuação na área etc.. No caso de hospitais, laboratórios e outros serviços, indicadores como infecção hospitalar, mortalidade, complicações e reinternações seriam preciosos, mas infelizmente não são divulgados. O livre acesso a esses dados já foi proposto pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mas não houve consenso entre as entidades médicas.

Outra medida interessante seria o acesso a dados comparativos. Por exemplo, poder avaliar o desempenho de duas equipes médicas para determinado procedimento em populações clinicamente semelhantes, com dados como número de pacientes operados por cada equipe, taxas de infecção e mortalidade cirúrgica, incidência de complicações etc., o que possibilitaria avaliar a relação custo-benefício de se recorrer a cada uma. O problema é que é muito difícil ou impossível encontrar essas informações nos livretos e bases de dados das operadoras.

Um sistema mais amplo de informações dependeria da colaboração dos diversos envolvidos, desde o Ministério da Saúde até entidades médicas interessadas em providenciar e publicar as estatísticas que poderiam dar ideia da qualidade de um serviço.

Por enquanto, a única forma de avaliar é de forma mais global, escolhendo bem o seu plano de saúde. Consulte os dados disponibilizados pela ANS a respeito de cerca de 30 mil planos de saúde, com mais de 170 mil médicos inscritos. Veja aqui um guia que irá te ajudar a selecionar a operadora com condições de oferecer um serviço de qualidade.


FacebookTwitter