Corpo humano

Ovário

OváriosOs ovários fazem parte do sistema reprodutor feminino, juntamente com o útero, tubas uterinas (antes conhecidas como trompas de Falópio) vagina e vulva. Têm duas funções:

  1.  produção dos hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio.
  2. produção e armazenamento dos óvulos, que são liberados um a cada mês e recolhidos pelas tubas uterinas, enquanto durar a vida reprodutiva da mulher.

São duas glândulas situadas na cavidade pélvica, de ambos os lados do útero, logo abaixo das tubas uterinas. Sua forma se assemelha a uma amêndoa. Em geral, medem 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura.

Ovulação

A cada 28 em média, um dos ovários produz um ovócito, que se fecundado por um espermatozóide dará origem a um embrião humano.

A hipófise, glândula localizada na base do cérebro,  produz dois hormônios, o LH  e o FSH, que estimulam o crescimento e a liberação de um ovócito (célula germinativa feminina) do ovário. O folículo contendo o ovócito amadurece em cerca de 12 a  14 dias, quando se rompe e libera o ovócito, caracterizando a ovulação, que acontece próximo às franjas da tuba uterina.

O folículo maduro que restou é chamado de corpo lúteo e produz hormônio no ovário durante 14 dias, até começar a se degenerar, se não ocorrer a gravidez. Caso ela  ocorra, o corpo lúteo será fundamental para produzir hormônios responsáveis pela manutenção do endométrio propício à gestação.