Corpo humano

Intestino delgado

intestino-delgado O intestino delgado faz parte do sistema digestório, tem formato tubular e vai do estômago até o intestino grosso. É composto de três partes: duodeno (logo após o estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso).

Inicia-se no piloro, constrição musculosa que separa o estômago do intestino delgado, e segue até a válvula ileocecal, que separa os dois intestinos. O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, já o jejuno e o íleo não são fáceis de diferenciar.

O interior do intestino delgado é revestido de vilosidades intestinais que absorvem as substâncias digeridas. Cerca de 80% da digestão ocorre no duodeno, região rica em enzimas, produzidas por 3 órgãos (o próprio duodeno, o fígado e o pâncreas). O duodeno produz o suco intestinal, que se mistura ao suco pancreático (produzido no pâncreas) e ao suco biliar, produzido no fígado e expulso pela vesícula biliar, para auxiliarem a digestão.

O duodeno recebe o quimo (mistura de alimentos semidigeridos e enzimas e ácidos produzidos no estômago), e graças à ação das enzimas ali encontradas, este é transformado em quilo, produto final da digestão. As vilosidades intestinais, então, absorvem os nutrientes úteis ao organismo e as substâncias residuais do processo digestivo passam para o intestino grosso, de onde são expulsas sob a forma de fezes.