Câncer de mama

Outubro rosa reforça importância da mamografia

Tainah Medeiros

Na área de saúde, o mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês são realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer.

*Câncer de mama pode ter nova classificação baseada na genética das células tumorais
*Nova forma de diagnosticar o câncer de mama

O Ministério da Saúde apresentou um balanço das mamografias feitas no País entre 2011 e 2012: houve aumento de 16% na quantidade de exames realizados, passando de 1.839.411 para 2.139.238. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi 21%, mas a intenção é que este número cresça mais ainda.

* Minist

Lembrando que o exame é o mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas, além de exames clínicos e laboratoriais que auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.

Outubro Rosa pelo mundo

O nome do evento remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Para chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença, algumas cidades iluminaram seus principais edifícios e monumentos históricos com luzes cor-de-rosa. No Brasil, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília receberam a iluminação, assim com o Palácio de Buckingham, em Londres, o Empire State, em Nova York, e a Torre de Tóquio, em Tóquio.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que até o fim de 2012 a doença atinja mais 52.680 mulheres. Você está com seus exames em dia?